Resolving the issue with synchronization in old version

Como falar em público

Uma fala bem estruturada e didática é a base de sustentação para transmitirmos corretamente nossas ideias, informações e argumentos.

A didática é a arte de ensinar. Um conjunto de técnicas e de recursos que facilitam a aprendizagem. Você pesquisou o assunto, está cheio de informações, domina com propriedade o tema que será abordado e, agora, precisa de um método eficiente para conduzir sua apresentação ou palestra.

É imprescindível criar boas primeiras impressões no começo da fala, ser capaz de quebrar a resistência dos ouvintes, conduzir seu conteúdo com maestria e concluir com resultado.

Seguir uma sequência lógica e didática promoverá o envolvimento da plateia. Ela vai acompanhar a exposição com muito mais interesse, curiosidade e motivação.

Você vai conhecer um conjunto de técnicas e de orientações que lhe possibilitarão influenciar seus ouvintes, agregar novos valores, criar boas primeiras impressões, compartilhar seu conteúdo e tocar o coração das pessoas.

O grande objetivo é organizar a linha de raciocínio do orador. Seguir uma sequência lógica com início, meio e fim facilitará o entendimento dos ouvintes.

Sabendo exatamente o que fazer no começo, no desenvolvimento e no encerramento da fala, ficará muito mais fácil e simples realizar apresentações e palestras.

O método é descomplicado e rapidamente você entenderá como funcionam as técnicas. A organização didática do conteúdo é dividida em cinco etapas, são elas: CUMPRIMENTO, CONQUISTA, PREPARAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

O cumprimento é o nosso contato inicial com os ouvintes. Devemos fazer de tudo para conquistar uma boa primeira impressão. Sorrir nesse momento faz toda a diferença.

Depois do cumprimento devemos conquistar o coração, instigar a curiosidade, despertar o interesse da plateia. Essa é a segunda etapa do método.

Após cumprimentar e conquistar a plateia, chegou o momento de prepararmos os ouvintes para receberem o nosso tema. A preparação é a parte da apresentação ou palestra na qual nos dedicamos às informações que expliquem a razão ou a natureza da mensagem, para auxiliar o entendimento do assunto que será apresentado.

Analisamos, até aqui, o cumprimento, a conquista e a preparação. Agora, estamos do desenvolvimento. Vamos detalhar o assunto informado na preparação. É a sua apresentação propriamente dita. Está na hora de trazer argumentos, números, provas, dados, estatísticas, exemplos, e estar preparado, principalmente, para defender seus argumentos.

Chegamos à reta final da apresentação. Cumprimento, conquista, preparação e desenvolvimento são partes imperceptíveis da apresentação. Por exemplo: não informamos aos ouvintes que vamos entrar no desenvolvimento da fala.

Agora, que chegou à conclusão é muito importante informar aos ouvintes que vai encerrar.

Sabendo que o orador vai finalizar, os ouvintes redobram a atenção e ficam na expectativa de como será o encerramento. Essa é a última oportunidade que as pessoas têm de levar para suas casas a essência do que foi a sua apresentação.

Você pode dizer, por exemplo: Para concluir, conhecemos hoje novos produtos que vão revolucionar o mercado no próximo ano. Muito obrigado a todos e até uma próxima oportunidade.

O objetivo da conclusão é oferecer aos ouvintes uma síntese do que foi a sua apresentação, pedir ação, fazer o ouvinte refletir sobre o que você falou. Jamais utilize informação nova nesse momento.

Uma boa conclusão deverá ter no máximo duas frases. Se passar disso, provavelmente estará errada.

Conheça os cursos e palestras ministrados pelo palestrante Romero Machado. Clique aqui.